Plano de pesquisa para mestrado em economia

Fórum para discutir o limite entre administração e economia.

Fórum oficial do site gerenciamentoeconomico.com.br

Plano de pesquisa para mestrado em economia

Mensagempor Elenluce » 13 Fev 2009, 16:13

Oi,

Preciso elaborar um plano de pesquisa para apresentar no processo seletivo do mestrado de economia, gostaria que fosse um assunto que eu me dedicasse de corpo e alma, porém, não consigo definir nada, só sei que gosto das questões ambientais e da concorrencia entre empresas . Podes me ajudar ?
Elenluce

Re: Plano de pesquisa para mestrado em economia

Mensagempor Guilherme » 13 Fev 2009, 16:24

Elenluce,

Na breve troca de e-mails que tivemos, você me esclareceu que não conhece gerenciamento de projetos, que é o tema do meu próprio plano de pesquisa para mestrado. Também me esclareceu que as áreas de pesquisa da universidade são economia regional, industrial e agricola ambiental.

Uma pesquisa que eu acharia interessante responder é: "Empresas ecologicamente corretas - que possuem políticas ambientais fortes e impregnadas na cultura - possuem retorno (sobre o capital) maior ou menor que empresas similares mas que não possuem políticas ambientais fortes?"

Dentro da linha "concorrência entre empresas": "É uma vantagem concorrencial possuir fortes relacionamentos com as causas ambientais?". "Quanto custa (custo econômico, não contábil - ver http://www.gerenciamentoeconomico.com.br/economia/administracao-e-economia/) termos uma cuja marca seja associada às causas ambientais?" ou ainda "Quais são as estratégias que podem ser adotadas por um empresa para que seja reconhecida como uma empresa ambientalmente correta?".

Eu partiria destes temas para tentar descobrir o que realmente agrada estudar. Se quiseres, escreva sobre como você se sente sobre cada assunto, para que eu possa sugerir outros temas.

Abraço,
Guilherme
Guilherme
Administrador

Data de registro: 05 Jan 2009, 20:34

Mensagempor Visitante » 15 Fev 2009, 00:16

Oi Guilherme, como vai ? Veja, ano passado iniciei algo dentro da teoria das vantagens competitivas, onde a questão central tratava do programa de responsabilidade social de uma determinada empresa multinacional localizada aqui na região que tem um projeto de reciclagem do lixo já funcionando.A pesquisa propunha realizar uma investigação partindo do seguinte questionamento : O programa desta empresa referente a geração de alternativas economicas, sociais e ambientais contribui para o bom desempenho de suas atividades industriais e ao desenvolvimento economico da região ? Este seria o objetivo geral, mas não consigo pensar no especifico e nem desenvolver o projeto por dois motivos, um porque não sei por onde começar, outro porque não consigo dados para elaboração do mesmo, tudo que tenho foi um amigo quem repassou-me. Pergunto: O que devo fazer? Se continuar, devo ir até a empresa que fica bem distante daqui ou devo abortar ésta idéia ?

Um abraço, Elenluce
Visitante

Mensagempor Guilherme » 16 Fev 2009, 11:05

Oi,

Vejo que seu problema é "o próximo passo". Acredito que este esteja sim ligado ao tema, mas de maneira menor do que pensas: O próximo passo me parece ser conseguir um professor orientador, e discutir com ele os assuntos relacionados ao tema. É importante ter um orientador nesse processo por diversas razões, a mais importante sendo: Você vai precisar da assinatura dele para aprovar o projeto de pesquisa.

Se você não conhece a empresa, se está imaginando se valeria a pena ir até lá, eu acredito que a melhor estratégia seja a seguinte: Ligar para a pessoa responsável por este projeto, explicando a sua vontade e os dados que você já tem. Pergunte a alguém da empresa, que seja responsável por isso, se eles podem abrir alguns dados da empresa para uma pesquisa de mestrado. Muitas empresas não permitem a divulgação de informações.

Se a pessoa se mostrar aberta para a sua pesquisa, aí sim marcar uma visita lá para conhecer a empresa. Mas indo lá ou não, seria interessante cogitar outras fontes de pesquisa. Quando descobrir uma empresa que abra seus dados, você terá assunto para elaboração da dissertação:

- Que empresas da sua região que também adotaram esta técnica e estão tendo um diferencial?
- Que empresas da sua região NÃO adotaram a técnica, mas poderia?

Isso é só a minha visão desse assunto. Não confia plenamente, pois eu também estou nesse processo e nada garante que a minha técnica vai dar certo. :D
Guilherme
Administrador

Data de registro: 05 Jan 2009, 20:34

Retornar para Economia