As 48 leis do poder - Lei 2 - Não confie demais nos amigos

Local para discutirmos sobre literatura relacionada ao gerenciamento. Iniciando com a discussão do livro "As 48 leis do poder".

As 48 leis do poder - Lei 2 - Não confie demais nos amigos

Mensagempor Guilherme » 21 Jan 2009, 00:40

Esta semana quero iniciar a discussão sobre a a segunda lei do livro "As 48 leis do poder" de Robert Greene e Joost Elffers. O livro descreve, sem meias palavras, os padrões de comportamento de grandes líderes do passado. Muita gente acha o livro maquiavélico demais, mas acredito que cada uma das leis deve ser analisada friamente e usada com moderação. Adoraria conhecer a opinião de todos sobre estes assuntos.

A segunda lei se chama "Não confie demais nos amigos, aprenda a usar os inimigos". O seu sumário diz:

Cautela com os amigos - eles o trairão mais rapidamente, pois são facilmente levados à inveja. Eles também se tornam mimados e tirânicos. Mas contrate um ex-inimigo e ele lhe será mais fiel que um amigo, porque tem mais a provar. De fato, você tem mais a temer por parte dos amigos do que dos inimigos. Se você não tem inimigos, descubra um jeito de tê-los.

O texto do capítulo apresenta como argumento principal para esta formulação da lei o fato de seus amigos geralmente concordarem com você - mas só para evitar discussão - disfarçando assim suas qualidades desagradáveis para que não hajam ofensas mútuas. Por isso, você nunca teria certeza de conhecer bem os seus amigos, mas uma imagem do que eles querem passar para você.

Como isso é aplicado ao gerenciamento de projetos? Aliás, é aplicado?
Guilherme
Administrador

Data de registro: 05 Jan 2009, 20:34

Re: As 48 leis do poder - Lei 2 - Não confie demais nos amigos

Mensagempor Guilherme » 21 Jan 2009, 01:05

Eu, pessoalmente, acredito em meus amigos e na amizade. Acredito que a grande maioria das pessoas são boas, e que não devemos ter inimigos. Muito embora o texto diga que, nas minhas palavras, o bom mesmo é ter ex-inimigos, pois eles terão de se provar constantemente, eu não acredito que semear inimigos valha a pena em quaisquer circunstâncias.

O livro é categórico. Chega a insinuar “Se você não tem inimigos, descubra um jeito de tê-los“. Isso, para mim, é besteira, mas que é possível reverter um inimigo, tornando-o um amigo fiel pelo resto da vida, isso é.
Guilherme
Administrador

Mensagempor Flavio Simões » 21 Jan 2009, 14:46

Aí vão meus 2 cents para a discussão:

O problema é que não é tão simples reconhecer um ex-inimigo. Ao invés de mostrar valor, como o autor propõe, essa pessoa não pode tentar dividir o time, minar sua influência ou prejudicar seu projeto de alguma forma?

Quanto à parte dos amigos, considero verdadeira. É preciso estar preparado para golpes vindos de dentro da equipe. Mas é preciso analisar por quê os membros do seu time não estão dizendo o que pensam: talvez você não esteja sendo receptivo ou reaja mal às sugestões.

De qualquer forma, sou a favor de equipes que se complementam, mas tenham personalidades distintas. Isto é enriquecedor. Se todos concordam em tudo com o chefe, podem muito bem ser desnecessários.

Abraços,
Flavio Simões
Flavio Simões
Usuário Ativo

Data de registro: 21 Jan 2009, 13:47

Mensagempor Allan » 21 Jan 2009, 18:39

Primeira queria dar os parabens ao Guilherme pelo excelente trabalho, esse fórum será um grande meio de divulgação e certamente bons frutos serão colhidos daqui.

Agora sobre o tópico podemos dizer que infelizmente você sempre (quando digo sempre, é sempre mesmo) que atua com um cargo gerencial gera inimigos, seja a pessoa que queria seu lugar, ou a pessoa que queria um amigo no seu lugar ou pessoas que tem interesses obscuros em seus projetos, com o tempo aprendi que conviver com esse tipo de pessoa é simplesmente orbrigatório quando se trata em gerenciamento de projeto, o que nos resta é aprender a lidar com esse tipo de pessoas e situações pois eles sempre vão estar te observando e sempre vão estar ali para apontar seus erros.

Como trabalhar assim? Simples, seja ético e não erre!

Como diria algum mafioso (Don Vito) em algum momento na história (O Poderoso Chefão), "Mantenha seus amigos perco, e seus inimigos mais perto ainda", mas acho que existe nesse mesmo filme uma frase igualmente interessante, "Nunca odeie seus inimigos. Atrapalha o raciocínio." , ou seja, esteja sempre na frente, pensando, antecipando, confiar demais no meu ponto de vista é uma fraqueza que o ser humano bom carrega dentro de si.

Simplesmente não considero meu amigo todos aqueles que estão ao meu redor, colegas talvez, amigos poucos em uma vida.
Allan
Usuário Ativo

Data de registro: 21 Jan 2009, 17:57

Mensagempor Flavio Simões » 21 Jan 2009, 20:22

Guilherme disse:
mas que é possível reverter um inimigo, tornando-o um amigo fiel pelo resto da vida, isso é.

Sim, é possível, e é uma grande virtude quando duas pessoas conseguem pôr as diferenças de lado, seja num nível pessoal ou profissional. Mas neste caso, ele se torna um aliado, e não há nada que defina que ele vai ser melhor ou pior do que seus antigos aliados. O que vai garantir o valor de ter este antigo inimigo por perto é se ele mantiver a capacidade de te criticar.

Na minha opinião, todo líder precisa ser criticado, por dois motivos: (a) permite que o líder debater e estar preparado antes questões que podem ser levantadas por stakeholders; (b) oferece a chance do líder mostrar sua visão, sua estratégia para o projeto, deixando claro o porquê de ser ele nesta posição.
Flavio Simões
Usuário Ativo

Data de registro: 21 Jan 2009, 13:47

Mensagempor Guilherme » 22 Jan 2009, 00:26

Sejam bem-vindos e voltem sempre! Muito obrigado pelos comentários :P

Sobre o comentário do Allan:

Agora sobre o tópico podemos dizer que infelizmente você sempre (quando digo sempre, é sempre mesmo) que atua com um cargo gerencial gera inimigos, seja a pessoa que queria seu lugar, ou a pessoa que queria um amigo no seu lugar ou pessoas que tem interesses obscuros em seus projetos, com o tempo aprendi que conviver com esse tipo de pessoa é simplesmente orbrigatório quando se trata em gerenciamento de projeto, o que nos resta é aprender a lidar com esse tipo de pessoas e situações pois eles sempre vão estar te observando e sempre vão estar ali para apontar seus erros.

Allan, será mesmo impossível? Eu não tenho tanta certeza. Mas a pergunta que resta mais importante, para mim, é: Desejamos ser amigos de todos ou é melhor termos inimigos? A guerra é sempre ruim?

Eu pergunto isso pois imagino algumas situações de que uma "guerra declarada" seja mais benéfica que uma "paz armada". Benéfico para a empresa, que pode ter dois profissionais competindo por uma posição, por exemplo, e querendo mostrar mais resultado. Mas também benéfico para as pessoas, que não seriam obrigadas a viver em uma posição na qual não se sentem confortáveis.

Mesmo as guerras sangrentas precisam de regras - e elas são seguidas. Como exemplo, em guerras reais, normalmente o pessoal da cruz vermelha não é atacado. Mesmo quando atacar a cruz vermelha poderia trazer certo tipo de vantagem estratégica para o seu exército. Eu não estou certo que uma guerra declarada "com regras" seja sempre indesejada.

Não defendo - jamais - o "plantio" de inimigos. Criar inimigos artificialmente me parece estúpido. Mas entendo que, em algumas circunstâncias, posicionar-se contra uma pessoa possa ser mais benéfico que uma posição neutra.

O problema é que não é tão simples reconhecer um ex-inimigo. Ao invés de mostrar valor, como o autor propõe, essa pessoa não pode tentar dividir o time, minar sua influência ou prejudicar seu projeto de alguma forma?

Poder pode. Mas um ex-inimigo declarado sabe que estará sendo vigiado de perto. Sabe que uma tentativa de "minar" o seu projeto será percebida rapidamente e disparará as "ações de contigência". E isso o impedirá de fazê-lo. Esse é o ponto de vista do autor, que até faz sentido...

Simples, seja ético e não erre!

Isso eu assino em baixo. Até porque existe a 5ª lei, que não parece à priori tão polêmica... que a gente vai discutir no futuro...
Guilherme
Administrador

Mensagempor Allan » 22 Jan 2009, 11:06

Guilherme,
Talvez não seja impossivel, (não ter inimigos) como toda regra tem sua excessão, acredito que exista como isso acontecer.
Todos sabemos que o mundo corporativo não é a praçinha em que brincavamos quando criança, ela esta mais para uma selva onde existem vários leões que tentam dominar seu território constantemente, mas o importante é não se deixar abalar pelo simples fato de ter um inimigo declarado ou um amigo-urso, cair é o pior que pode acontecer, se deprimir... eu me considero uma pessoa justa, não sou a madre teresa nem muito menos o Ozama, mas TODO animal racional ou inrracional, quando atacado se defende.

Em alguns casos a melhor defesa é o ataque, ou nesse caso o contra-ataque, mas o que vem a ser um contra-ataque, é ser ético, firme, ter conhecimento e razão na causa que defende, certa vez, apresentando uma defesa de um projeto, percebi que algumas caras se fecharam e outras se abriram, naquele momento, tive certeza, que você acabára de conhecer o que eu chamo de "stakeholders infernais" , vão tentar te derrubar de qualquer forma junto com seu projeto, parece mentira não é? Infelizmente sabemos que não é, esses tem o que eu chamo de interesses obscuros em um projeto.

Ter inimigos, não é algo que você ou eu possamos controlar, faz parte da natureza do ser humano, competir, ser persuasivo, persistente, mas sendo bem sincero, não esperaria nada menos de uma pessoa, pelo menos que tenha seus motivos e os defenda, assim como eu vou fazer o mesmo (me defender).

Gostaria que fosse diferente, mas nem as histórias de contos de fadas a paz reina, sempre existe a bruxa malvada obstinada a destruir a paz e tranquilidade de seres inocentes e inofensivos... (vai entender), como eu disse, cada um te seus motivos e em muitas vezes a culpa não é sua.

Finalizo com o mesmo que falei antes, Seja ético e não erre, é a melhor coisa a se fazer.
Allan
Usuário Ativo

Data de registro: 21 Jan 2009, 17:57

Retornar para Livros